TIREM-ME DESTE FILME

de todo mal que se disse só pecou quando foi brando

20.5.08

Vem aí mais um Festival da Eurovisão!




Lamento, mas este ano Popeline não irá assistir ao Festival ao vivo como no ano passado. O Festival é como a cocaína experimenta-se uma vez para ver como é. O ano passado diverti-me à brava em Helsínquia, ao que não estranho o facto de me terem caído no colo inúmeras mulheres e homens em coma etílico no after-party e no chilled-out.



Este ano há alguns motivos de interesse. O país organizador é a Sérvia que está com uma sanha à Europa que só visto. As vencedoras do ano passado são um simpático grupo ultra-nacionalista:
As canções esta ano são, na sua maioria, medonhas. Se é verdade que pioram de ano para ano, este ano devem ter apresentado já as canções do ano que vem. A maior parte dos países vai descendo de nível para evitar ganhar e ver se, assim, não é obrigado a organizar um evento que anda nas lonas e de lá não sai.

Os fans do festival são uma terna mistura de inadaptados e românticos quixotescos que recusam a crueza da realidade (como eu). Tal como os fanáticos de futebol que sabem o resultado do Benfica - Beira-Mar em 1966, quem marcou os golos e o nome do árbitro; os festivaleiros sabem todas as trivialidades, até a cor das cuecas da Agneta dos Abba em 1974 quando trauteava Waterloo. Foi, aliás, a segunda revolução marcante desse ano.

Seja como for aconselho dois vintage de 2008. A canção espanhola. Um clássico já! Lo bayla mi mulata com la braga en la mano.

E a Geórgia -
link .Dantes os cegos nos festivais sentavam-se ao piano e cantavam baladas. Agora a modernidade obriga-os a fazer parte de encenações e coreografias. Apesar de cega, Diana começa a cantiga de motoqueira e acaba de combinação branca e asas de de anjo. É o charme discreto da metáfora. Destaca-se ainda a participação do Azerbaijão e mesmo S. Marino. É altura de invadirem o país pois vão estar todos no palco em Belgrado.


Eu gosto da representação da Dinamarca. -link. Ele é giro, aparece no clip com um chapéu do Boavista e as coristas têm um grande pernão. E a canção? Qual canção? Julgam que as pessoas vão lá para cantar?

Dos que ficaram pelo caminho destacam-se os gémeos suecos -
link - que me lembram, em versão amaricada, os tecnocratas que nos andam a convencer da bondade das reformas neo-liberais.

E Portugal? -
link. Espera-se que a moça traga aquelas arrecadas que são, no fundo, as albardas das portas do palácio do Saddam. Vânia tem um carão tão largo que suspeito que seja bidimensional, um holograma ou coisa assim. Vânia invectiva a senhora do mar num momento místico. A cantora inspira-se na Oração de António Calvário de 1964 - link, mas com mais rabona na saia. É o nosso pendor católico. Ante vós me tendes caída, diz ela. Nós também. Juntem uns amigos comprem pevides e tremoços e enjoy!

Etiquetas:

2 Comentários:

Às sexta-feira, 23 maio, 2008 , Anonymous Anónimo disse...

Falta dizer que "Dustin the Turkey"' participação da Irlanda, já foi eliminado. Nunca mais o festival será o mesmo.
http://news.bbc.co.uk/1/hi/entertainme

Leonor

 
Às sexta-feira, 23 maio, 2008 , Anonymous Anónimo disse...

O link da msg anterior ficou incompleto. Não quero privar ninguém de apresentações de alto gabarito.
http://news.bbc.co.uk/1/hi/entertainment/7412279.stm

Leonor

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial