Imagens do Senegal 4
A uma coisa que nos aproxima a todos, brancos e negros, ricos e pobres, tropicais e glaciares é, indubitavelmente, a imprensa sensacional, também conhecida como "esses pasquins de merda". Em Portugal tinhamos o saudoso Jornal do Incrível, agora temos versões edulcoradas (o 24 horas, o Correio da Manhã e o próprio Expresso na versão sobrolho franzido e no seu novo formato "Berliner" para não andarmos todos ao papel). Não há viagem que eu faça que não procure essa espantosa imprensa. Jornais de poucas folhas e cabeçalhos a vermelho. É uma forma de tomarmos o pulso aos temas de sociedade. A outra forma é puxar conversa com os taxistas. Nos países africanos estes pasquins tratam sobretudo de dois temas: a prostituição e a feitiçaria. É um mundo novo que se revela. Não quero de forma nenhuma privar-vos da versão senegalesa da coisa. Há três jornais que se destacam, cada um servindo um público específico mas sem descurar os tema fortes que como já indiquei são a prostituição ( nas suas duas versões - diletante e profissional) e a feitiçaria. Teuss é, mal comparado, o 24 horas local.
Os títulos choque falam por si. O pendor é ordinarote sob a capa do imperativo noticioso.
Os títulos choque falam por si. O pendor é ordinarote sob a capa do imperativo noticioso.
Mas há sempre motivos de interesse como esta história do patrão, da secretária e do felatio numa estranha triangulação. O enigma é mais tarde revelado na página 3. "O meu patrão obrigava-me a felações no seu escritório." Reparem na utilização do artigo definido 'a' que nos remete para um contexto de repetação e continuidade. Este é, tal como o 24 horas, grande jornalismo. A justiça popular é a marcada com o sugestivo título "Um pau enfiado no ânus de um pedófilo". Reparem como tudo se joga ao nível da sugestão. No mesmo espírito na pag.7 "Ele viola menina e é sovado copiosamente". Há claro o tema de fundo "Prostituição um profissão de alto risco" ou "Quem é puta e quem não é?" ou o perturbante "Prostituição - As posições divergentes"
Teuss é um jornal de uma grande coerência e linha editorial clara que visa um leitor da classe B/C e até D, mesmo quando não sabe lêr. Amanhã o Correio da Manhã senegalês
1 Comentários:
Temos que arranjar solução para que consigas "fazer a porra dos links" na secção dos "Blogues do melhorzinho".
Espero as novidades do Correio da Manhã senegalês... avaliando o 24 horas isto promete.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial