TIREM-ME DESTE FILME

de todo mal que se disse só pecou quando foi brando

6.4.08

Algo podre no Reino da Suécia


As nossas democracias estão cada vez mais policiais e repressivas (para o bem colectivo, dizem). Ao ritmo que isto vai, será difícil de distinguir um regime autoritário de uma democracia. Tal como o Vinho do Porto que ao fim de muitas décadas em barrica se transforma numa geleia . O branco escurece. O tinto aclara. Chega a um momento em que não se distinguem pela cor. Só os enólogos nos podem dizer com certeza qual era o branco ou o tinto.


Na Suécia, que aderiu recentemente ao modelo neo-liberal radical as reformas, sucedem-se para endireitar o país (onde é que eu já ouvi isto?). A última iniciativa de propaganda do governo é mais insidiosa que as tentativas um pouco desastradas de Portugal.


A entidade publica Forum foi mandatada pelo governo sueco para lançar a nível nacional uma campanha no secundário sobre as violações dos direitos humanos nos regimes comunistas. A História será a primeira vítima de uma campanha ideológica do governo Reinfelt. A campanha inclui material pedagógico, várias publicações, brochuras e um jornal gratis. O objectivo é dar a conhecer e sensibilizar os alunos para a repressão e terror durante os regimes comunistas na União Soviética, China e Cambodja. Por uma questão de equilibro não se deveria sensibilizar os alunos para os horrores na América Latina, o McCartismo ou, sei lá, o programa sistemático de esterilização de deficientes e pessoas associais (onde cabia um pouco de tudo) praticado pela Suécia até aos anos setenta ( 70!, não é gralha). Talvez assim os alunos ficassem mais sensibilizados para o facto de que as violações dos direitos humanos tal como os próprios direitos humanos são, infelizmente, universais. Ou quererá o governo Reinfelt abafar o germe do perigoso esquerdismo contestatário na juventude sueca? A reacção foi, por enquanto, um abaixo assinado do mundo académico.

Etiquetas:

1 Comentários:

Às quinta-feira, 10 abril, 2008 , Anonymous Anónimo disse...

Comunista!!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial