TIREM-ME DESTE FILME

de todo mal que se disse só pecou quando foi brando

1.12.06

Joselito - o cantor kitsch


Vocês lembram-se do Joselito ? Não? Ainda bem. O Joselito era uma criança com ar de trombeta castelhana e uma grande estrela dos anos sessenta no país vizinho. Era a cristalização do primado espanhol: "Berro, logo existo". Atendendo ao tamanho do rouxinal castelhano e ao volume da ave canora, a criança tinha seguramente as barrigas das pernas transformados em amplificadores.
Nas infinitas tardes de cinema de Domingo passavam filmes do Joselito. Com semelhantes trinados e histórias a puxar a lágrima não é de espantar que toda uma geração de telespectadores esteja ainda a Prozac. Tal como o tálio que afinal era polónio, com que morreu o espião russo, Joselito era a arma secreta castelhana para nos deixar no estado de prostração em que ainda nos encontramos, para mais tarde nos invadir sem resistência. Provas? Quando nos anos oitenta a irritante Maria Armanda cantava “Eu vi um sapo” referia-se obviamente a tromba de Joselito. Mas Deus não dorme! (cochila às vezes) Joselito acabou preso acusado de uma rede de narcotráfico e outros negócios escuros na sua cadeia de motéis.

Neste capa Joselito canta Mi madre querita, Princesita e o assutador Chun-Dara-Tachun.

Ora vejam a força da arma secreta espanhola!

Joselito chamado de Pequeno Rouxinol - link

Joselito a cantar os clavelitos. Tanta tuna académica devastada pelo efeito Joselito - link

e finalmente Joselito num bonito número de exorcismo - link

Joselito tem uma qualidade verdadeirmente kitsch e, como os bons vinhos, apurou com os anos. Desde Aljubarrota que os espanhois não manifestavam tanta crueldade para invadir Portugal.

Reparem na capa. Por trás de Joselito paira a figura tutelar do adulto de gravata preta e lenço branco no bolso. Pode ser uma alegoria ao regime autoritário espanhol, como pode ser uma premonição do caso Casa Pia e de muitos outros que envolveram padres e crianças em colégios e seminários por esse mundo fora. Ou tão só o poder económico que avança resoluto para transformar Portugal numa colónia de férias espanhola. Eu já vi aquela gravata e aquele lenço branco num voo matinal da Ibéria - Madrid - Lisboa.
Que a Espanha é kitsch a malta sabe, mas não há nada como ir às fontes, para denunciar esta conspiração que se prepara há decadas para por o nosso país a saque; da qual Joselito, os sucedâneos de chocolate e as bolachas Cuetara foram a ponta de lança! Levanta-te Portugal e manda-lhes a Ágata para Badajoz!

14 Comentários:

Às sexta-feira, 01 dezembro, 2006 , Blogger jcsmadureira disse...

Magnífico! Voltei a ver e a escutar a voz de um dos fetiches mais marcantes da minha infância e das "infinitas tardes de cinema de Domingo". Vamos nessa! Apesar de cinquenta anos depois, é mandar-lhes a Ágata e mais uns quantos da sua tão prestimosa estirpe. Faça-se agora a troca de galhardetes e pague-se-lhes (mais vale tarde que nunca)com a mesma moeda - kitsch por kitsch.

 
Às sexta-feira, 25 janeiro, 2008 , Anonymous Anónimo disse...

O grande mal que é o blogue. Permite que qualquer pessoa escreva o que quiser, mesmo se essas escritas sejam bcesteiras sem pé nem cabeça, nauseabundas e positivamente negativas.
Vade retro!

 
Às segunda-feira, 11 maio, 2009 , Anonymous Anónimo disse...

O filme de joselito é nota 10 , eu gando criança nao perdia um, nao tenho que falar dos filmes sem comentarios aqueles que criticam, esses filmes deveriam passar hoje nos cinemas, pelo menos essas crinças de hoje teriam mais sentimentos..

 
Às quarta-feira, 23 setembro, 2009 , Blogger Unknown disse...

Há muito tempo me perguntei, por onde Joselito, aquele menino que me enfeitiçou com sua voz e seus filmes.
Hoje ao vê-lo na internet, voltei a minha infância, lembrando-me dos filmes sempe lotado, do pequeno rouxinol.
Ainda hoje, canto algumas músicas desse fenômeno, cantor espanhol.
Quem critica Joselito e suas obras, realmente não sabe o que esta dizendo,é um reacaucado,não deve ter obra alguma.

 
Às quinta-feira, 11 fevereiro, 2010 , Anonymous edson carlos disse...

Há alguns dias comentei com minha esposa sobre Joselito, de quem ela não se lembrava, ou não tinha tomado cohecimento. Resolvi procurá-lo na internet; encontrei-o e voaltei 50 anos na vida, quando adolescente ouvia aquela voz, dádiva de Deus a Joselito. Vou ver se posso ouvir alguma gravação dele. - Infeliz é o artigo acima, certamente escrto por um invejoso ou somente maledicente, que se compraz em só ver o lado frágil das pessoas. No mínimo, o art
iculoisa ão entende nada de m~usica, como não entende de portugês, conclusão a que cheguei pelos erros cometidos em seu texto. - Se Joselito errou, mais tarde,em sua caminhada,como não sabemos as razões, não o podemos condenar. - Será que o articulista é pessoa totalmente correto? Nunca errou? Difícil acreditar nisso diante do acicate de sua língua. De qualquer maneira,k a suva vidae agora nãotem o condão de obnubilar a sua arte e seu dom. -- Edson Carlos - Tabuleiro do Norte, CE - 11.02.10

 
Às quinta-feira, 10 junho, 2010 , Blogger Maria Gom disse...

Tenho 60 anos e ainda hoje eu e os meus irmãos e os nossos amigos da mesma idade guardamos na memória a emoção que sentíamos ao ver os filmes do Joselito. Marcou uma época e isso ninguem lhe tira. Pena é que tenha seguido por mau caminho.

 
Às sábado, 14 agosto, 2010 , Anonymous Anónimo disse...

Senti uma grande alegria em saber que mais pesssoas lembram daqueles velhos e bons tempos de uma infancia feliz...Obrigado Deus por esse Jenio que criou a iternet.Amigos não ligeum pra esse frustadi não ele deve ser doido poquer nois tivemos infancia de verdade..Amigos entrem na comunidade do amigo Daslan...
EU ADIRI FILMES DE JOSELITO
E sejam felizes

 
Às sábado, 14 agosto, 2010 , Anonymous Anónimo disse...

Senti uma grande alegria em saber que mais pesssoas lembram daqueles velhos e bons tempos de uma infancia feliz...Obrigado Deus por esse genio que criou a internet.Amigos não liguem pra esse frustado não.. Ele deve ser doido porquer nos tivemos infancia de verdade..Amigos entrem na comunidade do amigo Daslan...
"EU ADORO FILMES DE JOSELITO"
E sejam felizes

 
Às domingo, 15 agosto, 2010 , Blogger Celia disse...

espalhem essa voz, de joselito, menino, adolescente, adulto; procurem uma semelhante, coloquem no fantastico da globo, levem ao conhecimento dos programas de calouros.Pois se alguem tiver voz semelhante certamente tera´ carreira garantida e milhaes de fans. E´a melhor voz dos tempos. As pessoas de hoje precisam conhecer.

 
Às sexta-feira, 23 setembro, 2011 , Anonymous António disse...

Foi realmente numa época de miséria em Espanha, uma voz e uma figura que nos comovia. Aliás comoveu meio mundo. Joselito tinha muito valor ao contrário do que diz o post ou o pseudo-post. Esta coisa da gente querer ser intelectual para fazer rir uns quantos não tem safa. A maioria não aplaude e felizmente esta não é uma maioria parola. As pessoas que foram crianças nesta época com as vicissitudes dela lembram os simples e emotivos filmes do então jovem espanhol, com saudade porque só se é criança uma vez na vida. Com todos os defeitos que o Joselito possa ter tido depois de adulto eu continuo a lembrá-lo em criança nas matinees de cinema da minha meninice. António - Faro - Algarve

 
Às terça-feira, 11 outubro, 2011 , Anonymous Anónimo disse...

Não conhecia Joselito, mas encontrei por acaso alguns vídeos dele no Youtube e fiquei fascinado pela voz daquele menino e por sua performance em cena. Um absudo de talento nato. Coisa que somente Deus pode criar, o homem jamais. Já existe uma teria que diz que nem todos os prodígios são bem sucedidos na vida adulta e pode ter acontecido com Ele, devido a perda da sua infância normal. Independente disso e de não ter sobrado nada daquele encantador menino, não podemos ignorar o seu talento e o seu feito, que até hoje não foi superado por ninguem. O mundo teve o privilégio de tê-lo escutado e de guardar na memória esta doce e maravilhosa lembrança que o menino Joselito nos deixou. Gostaria que todos os jovens de hoje pudessem ao menos assistí-lo e escutá-lo ao menos uma vez. Viva o menino Joselito.

 
Às quarta-feira, 16 maio, 2012 , Anonymous Anónimo disse...

Nada mais nos resta a não ser AGRADECER ao editor deste blog que,com maestria nos trouxe à tona as lembranças dessa áurea fase dourada onde JOSELITO cantava, encantava e despertava as almas adormecidas na densa escuridão da soberba, do individualismo e da prepotência, conduzindo-as para a afeição natural, despertando-as para o companheirismo, para a identificação pessoal entre os seres da memsa espécie (somos irmãos, em origem). Obrigado, blogueiro, MUITO MAIS OBRIGADO a JOSELITO! Luiz Antonio, 15-5-12.

 
Às quinta-feira, 14 junho, 2012 , Anonymous Anónimo disse...

Há muito tempo comentei com minha esposa sobre o quanto era bom assistir os filmes de Joselito,pois minha avó morava ao lado de um cinema e aos domingos tinha matinê e eu como não tinha dinheiro para entrada,ficava assistindo pela fresta da porta de saída do cinema que dava para a rua.Boas lembranças da infância.

 
Às quarta-feira, 29 maio, 2013 , Anonymous Joselino. disse...

eu quando pequeno ao assistir o filme de Joselito, as lagrimas desciam em meu rosto, nao so eu mais todos que assistiam o filme, tenho 60 anos hoje ainda choro diante do meu computador,revivendo minha infancia, ouvindo as belas concoes as mesmas, que aquela crianca contava, preciso para de escrever pois as lagrimas insistem em cair.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial